Translate

17 agosto 2016

Prejuízo e dividendo

A empresa de mineração BHP anunciou o pior prejuízo anual de sua história: 6,4 bilhões de dólares (Hoyle, Rhiannon. BHP tem perda histórica devido a preços e baixa contábil. Valor Econômico, 17 ago 2016). Entre os motivos que justificam o desempenho: redução no preço das matérias-primas, demissão de funcionários e fechamento de minas (que justificam as amortizações contábeis de 7,7 bilhões), desastres ambientais (Mariana e Samarco, com reflexo de 2,2 bilhões de dólares), problemas com a divisão de petróleo (4,9 bilhões de efeito no resultado), entre outros aspectos.

A empresa "afirmou que a oferta abundante de petróleo e de metais como o cobre deve persistir". E que a economia da China vai estabilizar, mas não se recuperar. Além disto, não deverá fazer investimentos em novos projetos ou reduzir o ritmo.

Apesar de todo este cenário, inclusive de prejuízo, a empresa manteve o pagamento dos dividendos. Contraditório, mas duas possíveis explicações: o otimismo administrativo ou a sinalização de que a situação da empresa não é tão ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário