Translate

21 agosto 2016

Fato da Semana: RBSE

Fato: RBSE

Data: 16 agosto de 2016

Precedentes
Anos 2000 - As regras de tarifação do setor elétrico são estabelecidas juntamente com a criação da Aneel. Entretanto, a correção dos valores dos ativos não é realizada, o que gerou a RBSE.
Início 2016 - Portaria divulgada pelo ministério determina o método para correção, colocado em prática pela Eletrobras

Notícia boa para contabilidade? RUIM. Independente do seu significado, o RBSE representa aquele fato que deveria ser melhor evidenciado, incluindo seus efeitos futuros (vide a seguir). O lucro de 17 bilhões parece que foi encontrado de forma mágica. Isto prejudica a contabilidade.

Desdobramentos - A empresa não foi clara sobre o assunto, mas provavelmente a incorporação do RBSE deverá levar a um aumento nas tarifas. O resultado no final do ano será positivo.

Mas a semana só teve isto? Nota de repúdio do CFC, que deixa passar barbeiragens relevantes (corrupção na Petrobras, por exemplo), mas se sente ofendido quando alguém fala dos contadores. A investigação na Petrobras pelo TCU mostra sobrepreço bem acima dos 3% que a empresa apresentou no passado. E a mudança no Iasb, realizada muitos meses depois de sugerida num relatório de governança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário