Translate

27 agosto 2016

Fato da Semana: Emprego

Fato: Emprego no setor

Data: 25 agosto de 2016

Precedentes
fev/15 = O número de criação de vagas no setor contábil é negativo, iniciando uma tendência de crise no emprego do setor.
out-15 = Desde fevereiro, esta foi a primeira vez que o número de admitidos superou o de demitidos: 1081 vagas criadas. Após este crescimento, em todos os meses seguintes ocorreu uma destruição de vagas.
fev/16 = Mais de 12 mil pessoas são demitidas e 8 mil contratadas, indicando uma destruição de 4 mil vagas, um recorde no setor.
jul/16 = O acumulado desde janeiro de 2014 indica uma redução de quase 24 mil empregos no setor, correspondendo perto de 5% dos profissionais registrados nos conselhos profissionais.

Notícia boa para contabilidade?
Ruim. Este blog tem acompanhado os números do emprego formal do setor ao longo deste ano. A crise reflete os problemas da economia brasileira. Isto destroi o mito de que "não falta emprego para o contador" ou coisas do gênero.

Desdobramentos
Com base nos dados históricos acreditamos que haverá uma reversão de tendência a partir de setembro ou outubro, quando as contratações serão maiores que as demissões.

Mas a semana só teve isto?
A constatação que a Petrobras amortizou mais de cem bilhões de reais, boa parte devido aos problemas gerenciais, foi relevante para demonstrar o tamanho do problema da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário