Translate

23 julho 2016

Fato da Semana: Falando Grego

Fato: Dívida grega e a adoção das normas de contabilidade internacional

Data: 2016

Fonte: Governo Grego

Precedentes
2010 = Revela-se que os governos gregos estavam mentindo nas estatísticas econômicas para manter o país nas metas da Comunidade Européia. Foi revelado que o deficit era mais que 10% do PIB. Um pacote de ajuda dos países europeus colocou na Grécia mais de 100 bilhões de euros.
2015 = um partido de esquerda vence as eleições

Notícia boa para contabilidade? Sim. A adoção das normas contábeis poderá evidenciar melhor a posição de um país. Algumas pesquisas parecem apontar que países mais sérios adotam a competência; outros usam o regime de caixa ou uma contabilidade questionável.

Os acontecimentos recentes no Brasil mostram que somente a responsabilidade fiscal não é capaz de deter um grupo que deseja se aproveitar dos recursos do contribuinte em benefício próprio. Somente com uma contabilidade pelo regime de competência, que já é adotada na contabilidade societária privada há décadas, será possível um melhor retrato para situação do governo.

Desdobramentos - A crise apresenta uma boa oportunidade para mudanças. A Grécia mostrou que usando regras contábeis mais claras podemos ter uma visualização melhor da realidade. Será que isto chega ao Brasil? Tenho dúvidas; Ainda continuaremos com uma contabilidade pública arcaica, confusa, hermética para o usuário e, principalmente, não confiável como um retrato da realidade. Infelizmente. 

Mas a semana só teve isto? Realmente não foi uma semana emocionante. Mas tivemos também o resultado da Microsoft, o balanço da Petros e a questão da privatização do governo federal.

Um comentário:

  1. É muita ingenuidade atribuir os problemas econômicos da Grécia à não adoção do regime de competência... parece o Brasil, como se para o enfrentamento de um problema basta criar uma comissão de estudos e a edição de novas leis.
    O que é evidente na questão grega são (1) a má gestão e (2) a não contabilização de fatos, independentemente do regime contábil adotado.

    ResponderExcluir