Translate

09 abril 2016

Fato da Semana: Panama Papers

Fato: Panamá Papers

Data: 3 abril de 2016

Fonte: Jornal alemão Süddeutsche Zeitung

Precedentes
2015 = Um anônimo encaminhou documentos para o jornal alemão Süddeutsche Zeitung
2015 = O jornal pede ajuda a um pool da imprensa para analisar os documentos. No Brasil participam o Estado de S Paulo, o portal Uol e a Rede TV!
03/abr/16 = Divulgada as primeiras conclusões da investigação. Dezenas de políticos são citados, inclusive de países desenvolvidos.
05/abr/16 = O primeiro-ministro da Islândia renuncia. É a primeira vítima das denúncias.
06/abr/16 = Dois contadores foram usado pela empresa CAOA para abrir offshore no Panamá, segundo o Estado de S Paulo

Notícia boa para contabilidade?
Deveria ser uma notícia neutra, de evasão de divisas e escândalos políticos. Mas há notícias de envolvimento de contadores, que foram usados como testa de ferro. Além disto, os problemas que já apareceram parecem estar relacionados com a falta de transparência.

Desdobramentos - O volume de informação é longo, mas já se sabe de alguns políticos envolvidos. Ao longo dos próximos dias novas denúncias podem surgir. Além disto, poderá existir uma ligação com outros escândalos.

Mas a semana só teve isto? De forma nenhuma. O CFC resolveu divulgar uma nota sobre a situação política, mas realmente foi uma decepção. A nota não estava assinada, como bem observou Vladmir Almeida, e entendemos que a entidade assumiu uma posição de apoio ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário