Translate

17 abril 2016

Entrevista: Túlio do Ensinando Contabilidade (YouTube)

O YouTube está tão presente em nossas vidas que outras plataformas estão investindo na divulgação de vídeos. Há pouco tempo recebemos um contato do Túlio, que vem apresentando vídeos nos quais ensina contabilidade, além do famoso e indispensável vlog, algo como um diário em forma de vídeo, em que podemos acompanhar o dia-a-dia do youtuber.

No início o Túlio gravava com o próprio celular e improvisava uma iluminação com caixas de papelão. Hoje ele está com uma Canon sx400i powershot sendo a parte do áudio ainda melhorada com o apoio do celular. O computador utilizado para a edição de vídeo é um Somsung e o programa é o Sony Vegas 11 e hoje há também iluminação fifusa.

Blog: Túlio, para se criar um canal no YouTube e falar sobre Ciências Contábeis, há de se ter muita paixão pelo assunto. Por que você decidiu fazer contabilidade?
Tive meu primeiro contato com contabilidade no ensino médio quando fiz um trabalho voltado para a área e foi quando percebi que poderia ser meu caminho. Tive professores que me incentivaram também. Decidi prestar vestibular para contábeis, inicialmente porque achava mais viável do que administração. Foi já na faculdade, no início das aulas, que essa paixão surgiu. Tenho professores muito apaixonados pela contabilidade e que conseguiram me mostrar que realmente eu havia escolhido o caminho certo. Hoje a contabilidade é minha realidade e é o que me vejo fazendo para resto da vida.

Blog: Como o canal surgiu? Em quais mídias sociais podemos encontrar o Ensinando Contabilidade?
A ideia do canal surgiu porque percebi que a contabilidade era tão natural e apaixonante que todos deveriam aprender. Também percebi, na necessidade de estudar, que não havia tantas fontes com linguagem simples para facilitar a compreensão. A contabilidade também é vista como uma carreira desgastante e muito burocrática. Então decidi criar o canal para tentar atender as necessidades existentes e também para aumentar a visibilidade da profissão, evidenciando seus pontos fortes. Passei por algumas semanas de criação até conseguir criar o formato inicial com os temas que eu já havia me familiarizado. Mas o canal está sempre em evolução, tanto em relação à temas quanto ao formato.

E possível achar o Ensinando Contabilidade no Youtube  // Facebook // Instagram // Snapchat: tuuliorocha // Twitter

Blog: Como a sua vida mudou desde que você começou a ser youtuber e qual foi a melhor experiência que você teve?
Mudou muito desde que comecei o canal em questão de horários, oportunidades de monitoria, aprendizagem. Também me tornei mais confiante nas coisas que eu faço. A melhor experiência que eu tive foi uma vez, quando eu estava dando monitoria, que uma aluna me disse que me toma como inspiração para continuar os estudos na área. Nesses momentos que vejo o quanto o meu trabalho vale a pena.

Blog: Como você lida com o tempo para o canal, os estudos e o trabalho?Não é fácil. São muitas coisas, muitas novidades, e são coisas que precisam estar em sintonia. Mas aprendi que é tudo uma questão de gestão otimizada do tempo. Assim, os fins de semana são primordiais para meus estudos e para a produção de conteúdos. E quem estuda sabe que todo tempinho de folga é fundamental para se fazer uma revisão ou uma leitura. São dias de muito esforço, mas que serão recompensados no futuro.

Blog: Quem te inspira?
Minha inspiração diária vem dos meus professores, alguns além de mestres também são meus líderes no trabalho, pois trabalho na mesma instituição que estudo. Assim, todo dia quero estar mais preparado para alcançar o nível que eles esperam de mim e, quem sabe, até superar as expectativas

Blog: Qual o último livro não acadêmico que você leu e filme que assistiu? Qual é o próximo livro que você quer ler?
Nossa, para falar a verdade desde que entrei na faculdade não li nenhum livro que não seja sobre contabilidade e finanças. Assisto filmes constantemente, pois ajudam muito a relaxar, sair um pouco do mundo da contabilidade. O último filme que assistir foi “Os Intocáveis”.

Blog: Uma mensagem final?
Esse projeto surgiu da paixão que descobri pela contabilidade e de querer que todas as pessoas possam entender e gostar também dessa ciência, que, à primeira vista achamos impossível praticá-la. Desde o 1º semestre do curso de Ciências Contábeis tenho auxiliado meus colegas e quem tem dificuldade nos conteúdos. Descobri também que a satisfação de ensinar me fez crescer como aluno e como pessoa, dai surgiu o “Ensinando Contabilidade”. Para a criação do canal tive apoio incondicional de uma grande amiga, Kenia, que desde o início deu a maior força para começar. Logo após recebi apoio de professores do Unifemm sugerindo bibliografias e sites para engrandecer o conteúdo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário