Translate

06 março 2016

Percepção sobre a profissão

Um estudo publicado na Revista de Contabilidade da UFBA, denominado A percepção da profissão contábil sob a ótica de três públicos, tem uma conclusão interessante

Partindo dos insights de Nascimento et al. (2012), o presente estudo buscou conhecer a percepção de graduandos em Contabilidade, Contadores e da sociedade, acerca dos atributos da profissão de Contabilidade. Para tal, através de um questionário com 24 (vinte e quatro) atributos desenvolvido por Hardin, O’bryan e Quirin (2000), foi conduzido um estudo de campo na região do Vale do São Francisco. Como ferramenta à análise dos dados foi utilizada a análise de variância de um fator (One-Way ANOVA) e, posteriormente, testes Post Hoc a um nível de significância de 0,05, dado o interesse de identificar em quais atributos os três públicos pesquisados ostentam visões distintas. Foram notados indícios que possibilitam concluir que as maiores distorções de percepção encontram-se nos atributos ‘Satisfação no trabalho’, ‘Estabilidade no emprego’ e ‘Nível ético’, sendo que os graduandos apresentaram as menores médias nos três atributos. Assim, conclui-se que a percepção deste público não é satisfatória para uma profissão tão promissora, sendo de bom alvitre os órgãos como CRC e CFC, como também as universidades, divulgarem melhor a importância da profissão Contábil.

A percepção ruim dos alunos é também decorrente da imagem transmitida pelos docentes. A reflexão deve ser também dos professores, para tentar entender se não seria o caso de ter um entusiasmo maior na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário