Translate

06 março 2016

História da Contabilidade: Balanço do Banco de Pernambuco de 1855

O Banco de Pernambuco divulgou suas demonstrações contábeis em 23 de fevereiro de 1856, cerca de cinquenta depois do encerramento do exercício. A figura a seguir (1) apresenta o balanço patrimonial:

Observe que a coluna da esquerda é denominada de “débitos” e da direita “créditos”, correspondendo ao Ativo e “Passivo e Patrimônio Líquido”, nesta ordem. A última conta do ativo é o caixa, obedecendo a ordem inglesa do balanço, da menor liquidez para a maior. Do lado direito começa com capital e reservas e termina com ganhos e perdas. Como esta conta, de ganhos e perdas, está do lado dos créditos, isto indica que o Banco teve lucro no período. Eis a demonstração do resultado, ou melhor, a Demonstração da Conta de Ganhos e Perdas:


O lucro foi muito pequeno (2) em relação ao capital investido. Ao descrever suas operações, o banco informa que irá pagar um adicional para o guarda-livros e ao cobrador. O primeiro por “deficiência do ordenado” e o segundo pelas “quebras dos recebimentos”.

Ao lado das demonstrações apresentadas, a divulgação também consta do texto da comissão de exame de contas e no dia 23 de janeiro de 1856 assinou seu parecer favorável. Para finalizar, o banco divulgou a relação dos acionistas; diversos em Pernambuco, Rio, Maranhão, mas com investidores também em Hamburgo (3) e Inglaterra.

(1) Diário do Maranhao, 23 fev de 1856, ed 129 ano I p 3. É interessante notar que apesar de estar em Pernambuco, as demonstrações foram publicadas num jornal do Maranhão.
(2) Observe que o saldo está no lado dos débitos e o valor é transferido para o balanço, numa linha do lado dos créditos.
(3) Um dos membros da comissão de exame de contas tem o nome de J. H. H. Holm, um nome tipicamente alemão. Também é bom lembrar que neste período a Alemanha ainda não era unificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário