Translate

26 março 2016

Fato da Semana

Fato: Petrobras divulga o balanço

Data: 21 de março de 2016

Fonte: Petrobras

Precedentes

out/10 =  Efetua uma capitalização de 73 bilhões de dólares.
mar de 2014 = Inicia-se a operção Lava-jato.
2014 = A empresa tem um prejuízo de 22 bilhões de reias, sendo 6 bilhões originários da corrupção, segundo cálculo da empresa. A estimativa da Polícia Federal é um valor de 42 bilhões.
2015 = A Petrobras continua sendo investigada. O preço do petróleo internacional cai, mas a empresa, que detem o monopólio no Brasil, mantém o preço interno, o que gera uma transferência de renda dos consumidores para a empresa.
Início de 2016 = A situação política se agrava com o detalhamento do esquema de corrupção na empresa. A questão política não ajuda a empresa.

Notícia boa para contabilidade?  A contabilidade deve refletir o que ocorre numa empresa. No balanço de 2014 a empresa claramente subestimou o efeito da corrupção. A derrubada do preço dos commodities ajudou a empresa a amortizar investimentos agora, mas muitos deles já poderia ter sido baixados no exercício anterior.

Desdobramentos:  A Petrobras não deve quebrar por razões políticas e não por motivos de saúde financeira. Uma futura capitalização por parte do governo pode ser uma opção. A solução da empresa deve ser a sua redução, cortando investimentos e empregos.

Mas a semana só teve isto? Não. Tivemos a revelação que uma grande empreiteira possuía um setor específico para pagamento de propina, que o desemprego no setor continua e que as empresas continuam revelando no seu lucro os problemas da economia, como ocorreu com a Oi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário