Translate

19 março 2016

Fato da Semana

Fato: Novo Código do Processo Civil

Data: 18 de março de 2016

Fonte: Diário Oficial

Precedentes:
2009 = Comissão de juristas sugere um novo Código
2010 = Aprovado no Senado
mar de 2014 = Aprovado na Câmara depois de mais cem audiências
2014 = Senado Aprova
16/mar/15 = O presidente da república sanciona, que entra em vigor em um ano
18/mar/16 = Entrada em vigor

Notícia boa para Contabilidade? O atual CPC é de 1973 e já não servia as necessidades da sociedade. O código traz alguns ganhos expressivos, com efeitos sobre a contabilidade e a gestão das empresas.

Desdobramentos - Tivemos um ano para as adaptações. Obviamente que os tumultuados dias atuais impediram uma análise mais profunda dos efeitos. Mas podemos estar diante da solução de diversos problemas estruturais do capitalismo brasileiro. Otimismo

Mas a semana teve só isto? Não. Foi uma semana política, onde as pessoas e associações se posicionaram diante da crise institucional. A Andifes se posicionou favorável ao governo. Os médicos, empresários paulistas e advogados no sentido contrário. Os associações dos contadores emudeceram, conforme comentamos no blog. Além disto tivemos balanços de empresas e nosso principal ídolo sendo multado pelo fisco. (Estamos devendo uma postagem sobre o assunto)

2 comentários:

  1. Sobre os vomentários que li hoje em fatos da semana anteriores, obrigada por postar texto e imagem e ajudar a todos mesmo sendo trabalhoso. Descobri o site recentemente e tenho gostado muito. Rico, relevante, criativo e é eclético e focado ao mesmo tempo. Os fatos da semana criam uma bela e fidática linha histórica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda, elogios valem muito! Não é fácil fazer fato da semana... Nunca consigo escolher um o.O O professor César redige essa postagem com muita maestria.

      Excluir