Translate

22 março 2016

Desemprego na Contabilidade

Conforme fazemos há meses, este blog acompanha a evolução do mercado de trabalho formal para contadores e auditores, a partir da coleta de dados do Ministério do Trabalho.

Os dados de fevereiro de 2016 indicam a persistente crise de contratação na área, reflexo da crise econômica do nosso país. No último mês foram reduzidas 540 vagas. Isto num universo de milhares de empregos não parece ser muito. Mas considerando desde janeiro de 2014 a destruição de vagas foi de 7365 (gráfico a seguir). Em janeiro tivemos uma aparente reversão de queda. Mas naquele mês, em postagem neste blog, alertávamos que o mês de janeiro é tipicamente de contratação de pessoal e a queda de 44 vagas era preocupante.
Com efeito, em fevereiro de 2014 foram reduzidas 82 vagas; um ano depois o número de desligados superou ao de admitidos em 553; na última informação o número praticamente não mudou (540 vagas a menos). Péssimo sinal, talvez indicando que o problema de emprego deverá continuar.

Provavelmente estamos diante de uma das maiores crises de emprego no setor de todos os tempos (nunca antes neste país ..., já dizia aquele político).

Nenhum comentário:

Postar um comentário