Translate

03 março 2016

Carreira pública ou privada? Uma análise com opções reais

Resumo:

A escolha da carreira é uma decisão importante e em geral é feita em um ambiente repleto de incertezas por pessoas relativamente jovens e inexperientes. Neste estudo, buscou-se analisar a decisão de escolha entre uma carreira em uma empresa privada e outra em um órgão público, considerando que existe flexibilidade para migrar do setor privado para o público por meio de concurso. Para tanto, utilizou-se a metodologia das opções reais para modelar essa opção
de troca, assumindo-se que os ganhos futuros no setor privado são incertos. Os resultados sugerem que a opção de ingressar na carreira pública pode ter valor significativo em relação à privada.

Palavras-chave: escolha de carreira, concurso público, opções reais, árvore binomial.

Alguns trechos do artigo:

[...]
Os resultados indicam um valor significativo da opção de ingressar na carreira pública em relação à carreira privada, o que aumenta a atratividade da carreira privada devido à possibilidade de troca futura para a carreira pública. Sendo assim, do ponto de vista do graduado é mais interessante ingressar primeiramente na carreira privada. Caso não se alcance o salário almejado, haveria a possibilidade de exercer a opção de abandono e iniciar a carreira pública

[...]

Essa maior atratividade do setor privado sugere ao setor público uma reformulação dos salários e benefícios pagos, nas carreiras estudadas, visando aumentar sua atratividade e assim captar os melhores profissionais. Caso contrário, o setor privado tenderá a reter os profissionais mais capacitados.


Fonte: aqui

Volume: 50 - Número: 2 - Data: abril / maio / junho 2015
Título: Decisão de escolha de carreira no Brasil: uma abordagem por opções reais
Autor: Matheus Silveira Catauli dos Santos, Luiz Eduardo Teixeira Brandão e Vinicius Mothé Maia

2 comentários:

  1. Faltou mencionar o periódico em que o trabalho foi publicado.

    Esse trabalho parece ser muito interessante... Acho que pode merecer uma maior analise do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho foi publicado na RAUSP, Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Agradecemos a sugestão e certamente buscaremos novas formas de explorar o tema.

      Excluir