Translate

09 fevereiro 2016

Barril a $30 e as empresas de petróleo

Recentemente postamos os potenciais efeitos do barril de petróleo a $30. Uma estimativa grosseira mostra um potencial de amortização de mais de 100 trilhões de dólares.

Texto do Estadão mostra outro efeito: queda nas reservas provadas da empresa brasileira Petrobras em 20% (de Antonio Pita e Fernanda Nunes, 30 de janeiro, Reservas provadas da Petrobrás recuaram 20%). Com o preço do barril a trinta dólares, alguns projetos tornaram-se inviáveis. E o valor de 20% provavelmente deve supor que os preços devem sofrer um aumento nos próximos anos.

Outro texto, do Wall Street Journal, mostra o dilema das empresas de petróleo: distribuir dividendos (acalmando seus acionistas) ou focar no endividamento (evitando distribuir dividendos).

Finalmente, o preço atual do petróleo é um problema para as fontes alternativas de energia. Geralmente a produção de energia por estas fontes possuem um ponto de equilíbrio elevado, só garantido quando o preço do petróleo estiver em patamares bem superiores ao atual. Tempo ruim para as eólicas, produtores de álcool combustível e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário