Translate

27 novembro 2015

I Congresso de Contabilidade e Governança

Cerca de 200 profissionais e estudantes do de Ciências Contábeis de todo o País participaram, no dia 26, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face), da Universidade de Brasília (UnB), da Solenidade de Abertura do I Congresso UnB de Contabilidade e Governança, que traz o lema “O papel da Contabilidade na governança das instituições públicas e privadas”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, que compôs a mesa de honra, parabenizou a organização do Congresso ao dizer que “é uma bela iniciativa estimular a produção da pesquisa científica na área de Contabilidade, promovendo dessa forma, o intercâmbio entre especialistas reconhecidos e novos pesquisadores na área contábil”.

Na ocasião, Breda falou sobre alguns projetos desenvolvidos pelo CFC, como o Excelência na Contabilidade. Instituído em 1994, o programa visa intensificar a realização de cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. “Uma das nossas metas é aumentar a quantidade de cursos em nível de mestrado e doutorado para maior acesso dos profissionais que tenham interesse em investir no seu aprimoramento”, avisa Breda.


Da esquerda para a direita: Prof. José Antonio de França (UnB); a presidente do CRCDF, Sandra Bastita; o vice-presidente de desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Breda; e o reitor da UnB, Ivan Camargo.

O Brasil conta, atualmente, com uma média de 3,2 mestres e doutores por curso. A maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste do País. “Um profissional que sai da sua região para cursar a pós-graduação em outra, dificilmente volta, agravando as distorções regionais”, concluiu o vice-presidente.

O Congresso, que começou hoje (26) e termina amanhã (27), conta com a presença de renomados palestrantes internacionais com PhD em Contabilidade como o prof. A. Rashad Abdel-Khalik, University of Illinois, EUA; o prof. Mahmoud Ezzamel, University of Cardiff, Reino Unido; o prof. Jan Mouritsen, Copenhagen Business Schhool, Dinamarca; e o prof. Suresh Radhakrishnan, diretor de pesquisa do Institute of Excellence in Corporate Governance da University of Texas, Dallas.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da UnB, prof. Dr. Ivan Marques de Toledo Camargo; o Decano de Planejamento e Orçamento da Unb, o prof Dr. César Augusto Tibúrcio Silva; o diretor da Face, prof. Dr. Roberto de Goes Ellery Júnior; o chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA/UnB), prof. José Antonio de França; o diretor-geral da Unb, e o prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Lustosa. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Sandra Batista, também participou da solenidade.

Idealizado pelo Departamento de Ciências Contábeis da UnB (DCCA/UnB), o Congresso, que conta com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), tem o objetivo de promover o debate sobre os rumos e características das pesquisas em Contabilidade no Brasil e no mundo, em seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos como forma de estimular a produção científica na área. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no endereço http://www.ccgunb.org/programacao-do-evento/

Por Fabrício Santos
Foto: Cesar Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário