Translate

14 novembro 2015

Fato da Semana: Petrobras (46 de 2015)

Fato da Semana: Nesta semana a empresa divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2015. Com um prejuízo de 3,8 bilhões, a empresa não mudou sua estimativa dos efeitos da corrupção na empresa, alegando não existir fato novo. Mas recentemente a Polícia Federal indicou que talvez o valor que a empresa estimou não esteja correto. Apesar disto, é fato que a Petrobras está aumentando seu caixa.

Qual a relevância disto? A Petrobras é a maior empresa brasileira em diversos parametros. A divulgação dos números é sempre uma possibilidade de estudar diversos aspectos da contabilidade.

Positivo ou negativo? Por um lado, o não reconhecimento adequado dos efeitos da corrupção e o resultado negativo. De outro, o fluxo de caixa das operações e um caixa e equivalentes próximo a cem bilhões de reais. Nem positivo nem negativo.

Desdobramentos - Apesar do aumento do caixa, permanece o problema da dívida. Recentemente a empresa tentou um lançamento de debentures que teve que ser cancelado por falta de interessados. Mas será que conseguirá se manter sem fazer uma grande captação ou uma venda de seus ativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário