Translate

02 novembro 2015

Ambev e ICMS em São Paulo


A fabricante de bebidas Ambev fará uma reavaliação de suas capacidades de produção no Estado de São Paulo se o governo estadual elevar alíquotas de ICMS sobre cervejas, afirmou o vice-presidente financeiro da companhia, Nelson Jamel, a jornalistas nesta sexta-feira (30).

"Já estamos passando por um momento extremamente desafiador, com aumento de uma série de custos... Se isso for aprovado, certamente vai ter impacto nos preços e nos volumes de vendas. Dependendo do impacto nos volumes, poderíamos sim chegar ao limite de fechamento de fábricas", disse o executivo.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado nesta semana pacote de medidas que inclui aumento do ICMS de cigarro e cerveja. No caso da cerveja, a alíquota proposta é de 23% ante nível atual de 18%, segundo informações da imprensa. Procurada pela Reuters, a assessoria de imprensa do governo paulista não comentou o assunto.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), se aprovada, a elevação do ICMS sobre cerveja poderá resultar na demissão de 450 mil pessoas e fechamento de 85 mil estabelecimentos no Estado.

Jamel não pode confirmar os números, mas afirmou que a cerveja é "extremamente sensível a aumentos de preços acima da inflação". O executivo disse que o aumento do tributo também trará impacto na cadeia de distribuição de bebidas. "O impacto é no setor inteiro."

O executivo afirmou que por enquanto a Ambev está mantendo projeção de investimentos em 2015 em linha com os R$ 3,1 bilhões aplicados em 2014 no Brasil e que entre os focos da companhia estão embalagens retornáveis, que são mais acessíveis aos consumidores.

A Ambev divulgou mais cedo que teve lucro líquido no terceiro trimestre de cerca de R$ 3 bilhões, alta de cerca de 6% sobre um ano antes. As receitas no Brasil subiram 10,5%, abaixo da média da América do Sul de 28%.

[...]

Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário