Translate

11 outubro 2015

História da Contabilidade: Os anos 40 do século XIX - Parte 3

Educação

O anúncio abaixo, publicado no Diário de Pernambuco de 19 de abril de 1845 (1), é bastante interessante:


O professor se propõe a ministrar aula noturna de escrituração comercial. É bom lembrar que naquele período não existia iluminação elétrica, o que significa dizer que as aulas ocorriam com iluminação precária. O método não é aquele ensinado por Luca Pacioli, mas as “partidas singelas”, que eram praticadas nos escritórios, conforme faz ressalva o anúncio. O professor exige o conhecimento da leitura, escrita e uma matemática simples, o que limita ainda mais os potenciais candidatos, já que naquela época somente uma pequena parcela da população dominava estes conhecimentos.

Ainda sobre este tema e também no mesmo ano a Assembleia Provincial do Maranhã instituía as normas do Liceu com três cursos: agricultura, comércio e pilotagem. O curso de comércio era constituído de conhecimentos de aritmética e álgebra elementar (geometria, geometria analítica e trigonometria plana), economia política e direito comercial no primeiro ano. No segundo ano constava disciplinas de geografia e história, cálculo e escrituração mercantil (2). O ensino de escrituração era realmente comum nas escolas da época, como atesta anúncio da época do Collegio de Belas Letras e Collegio Fluminense, ambos no Rio de Janeiro (3).

Primeiro “Parecer de Auditoria”

Mostramos em postagem anterior que neste período tivemos a primeira auditoria. Mas pesquisas realizadas por este blogueiro mostram que o primeiro parece talvez tenha sido nesta época. Eis o que foi publicado no Diário Novo em 1845 (4):

João Baptista de Souza Velho, contador de Ilma câmara municipal desta corte, certifico que, da respectiva escripturação da mesma Ilma câmara não consta que se tenha recebido multa alguma desta cidade. E para constar passei a presente que me foi pedida. Rio deJaneiro, 15 de novembro de 1844 - João Baptista de Souza Velho

Será realmente o primeiro parecer de auditoria?

Continua

(1) Diário de Pernambuco, 19 abril de 1845, ano xxi, número 87, p 3
(2) Publicador Maranhense, ano III, n. 291, p. 2, 1845.
(3) Diário do Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 1846, ed 7116, ano XXV, p. 4
(4) O Diario Novo, 23 jan de 1845, ed iv n 18, p2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário