Translate

12 setembro 2015

Fato da Semana: Periódicos (37 de 2015)

Fato da Semana: Ao longo dos últimos anos o número de periódicos em contabilidade cresceu substancialmente. A redução dos custos de produção de um exemplar, decorrente da não impressão dos exemplares, aliado ao aumento no número de pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação e o desejo de toda instituição de renome de ter seu próprio periódico foram alguns dos fatores motivadores. Junto com os periódicos tivemos a criação de um sistema de separação destes periódicos, baseado em critérios fixados pelo governo.

Nesta semana o blog fez uma interessante pesquisa mostrando a demora na publicação dos artigos em diversos periódicos brasileiros. O resultado mostra que em muitos periódicos o tempo para publicação é superior a um ano. Além disto, como muitos destes artigos passaram por um congresso e/ou uma banca de trabalho de conclusão de curso, o tempo para a divulgação da pesquisa é muito superior.

Qual a relevância disto? No Brasil estamos observando um fenômeno parecido com o que ocorre no primeiro mundo: a grande demora na publicação das pesquisas. Esta demora pode ser decorrente do próprio processo de publicação: ao receber um artigo, o editor geralmente faz uma triagem e depois encaminha para dois avaliadores dar um parecer. O prazo médio é de trinta dias, mas na prática é maior pois estas pessoas são muito ocupados. Um artigo pode ser aprovado ou não, mas em muitos casos o parecer é inconclusivo, sugerindo alterações que podem atrasar a publicação da pesquisa. Este processo, apesar de demorado, garante uma qualidade no trabalho publicado. Em muitos casos, o trabalho não é aceito e os autores encaminham para outro periódico.

A transformação dos periódicos impressos em eletrônicos agilizou um pouco este processo, mas não substancialmente. Geralmente os editores e os avaliadores não são remunerados, e deve-se contar com a boa vontade de todos para que o periódico possa ser fortalecido e melhorar a classificação. O levantamento feito pelo blog ajuda a evidenciar melhor este processo de publicação no Brasil.

Positivo ou Negativo? Neutro. Provavelmente estamos até melhor que a média mundial, mas será que o processo não pode ser melhorado?

Desdobramentos? Esperamos que nossos leitores priorizem os periódicos que produzem respostas mais rápidas. Seguindo esta lógica, aqueles com menor tempo de resposta terão um aumento no número de submissões nos próximos meses. E os mais lentos, poderão melhorar o processo, já que terão menos artigos para analisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário