Translate

19 agosto 2015

Resenha: CSI


CSI (Crime Scene Investigation) é um programa clássico sobre a investigações de crimes. Quando criada, a série optou utilizar como diferencial um foco geek, mostrando os cientistas envolvidos na análise forense sendo eles, então, os “investigadores da cena do crime”, como o título sugere. Eles colhem evidências e as analisam, colhem digitais, observam padrão de respingos de sangue para entender a forma como o crime ocorreu, examinam detalhes em balas para estabelecer se pertencem ou não a determinada arma e, o que mais fez sucesso, utilizam DNA para pegar os bandidos.

Para demonstrar um pouco da grandiosidade dessa série, voltei em algumas de nossas postagens. Há, em uma postagem de maio de 2007, o seguinte texto: “CSI, a série da televisão, está mudando a forma como as pessoas percebem o sistema judicial. Apesar dos exames de DNA serem probabilísticos, existe uma tendência a acreditar nos seus resultados como certeza.” Em junho de 2008 publicamos outro link com uma reportagem que afirmava que a serie estava afetando julgamentos. Já nesta postagem de 2010 colocamos um link para uma reportagem que diz que CSI está influenciando o sistema legal e outro link dizendo que CSI não está influenciando o sistema legal. Aqui, em março de 2008, falamos sobre o “Efeito CSI” em imóveis onde a serie e um spin off eram filmados. Em abril de 2008 comentamos que o varejista Target montou um laboratório inspirado em CSI para combater crimes. E por aí vai...

Em 15 temporadas foram apresentados diversos casos, dos mais triviais aos que nos davam pesadelos (como criancinhas tranuilas, lindinhas e psicopatas). Para mim o auge foi o último episódio da quinta temporada “Grave Danger”, dirigido por ninguém menos que Quentin Tarantino (Episódios 24 e 25 da 5ª temporada). Eu fui ao êxtase com esse episódio e mesmo se você não acompanha a série todo dia, vale sim quebrar as regras e dar uma espiada. Mas de acordo com o site IMDB, os episódios mais bem avaliados são: For Gedda (episódio 17 da oitava temporada); For Warrick (primeiro episódio da nona temporada); Lady’s Heather Box (episódio 15 da terceira temporada – e a Lady Heather fará uma aparição especial no grand finale!).

Para honrar o legado da série haverá um episódio especial de duas horas (clique aqui para algumas cenas dos bastidores), também considerado um telefilme, a ser exibido em 27 de setembro nos EUA que contará a participação de alguns dos preferidos dos fãs que saíram do elenco ao longo dos anos, como Gil Grissom (William Petersen) e Catherine Willows (Marg Helgenberger). Sabe-se lá porque, o Nick Stolkes (George Eads) não participará! O Laurence Fishburn também não, mas ainda bem porque o achei um péssimo protagonista. Foi uma época em que assistir a serie era sofrível!

Vale a pena: Sim, se você gostar de séries e filmes que envolvam crimes. Se você se ressabia com violência, não chegue perto. Não é uma série agressiva, mas em todos os episódios há, em média, dois crimes a serem resolvidos. Na verdade, a essa altura do campeonato acredito que quem gosta desse tipo de série já assiste CSI (mesmo que não frequentemente). Mas achamos válido resenhar a série esta semana como uma última homenagem.

Formato: Seriado
Gênero: Policial, Drama, Mistério
Temporadas: 15
Episódios: 335 + telefilme
Produtor: Jerry Bruckheimer
Transmissão Original: 6 de outubro de 2000 a 27 de setembro de 2015
Duração: 41 a 45 Minutos // 60 Minutos (1 Episódio) // 2 Horas (Telefilme)
Emissora de televisão original: CBS

Se decidir comprar a serie, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário