Translate

23 agosto 2015

História da Contabilidade: Escrituração e Criptografia

Uma maneira de entender a história é buscar a origem das palavras. No início do século XIX era muito comum usar o termo escrituração. Na verdade, era muito mais usual este termo do que contabilidade, por exemplo. Segundo o dicionário Houaiss, escritura tem a seguinte origem:
lat. scriptúra,ae 'linha traçada, ato de traçar caracteres, ação de escrever, exercício escrito, trabalho escrito escrupuloso, caligrafia, escritura; tributo sobre as pastagens do Estado, fixado por escrito, us. ainda na acp.'texto (de testamento)'; na linguagem da Igreja, 'as Escrituras, a Escritura'; cp. esp. escritura (sX), it. scrittura (sXIV) 'documento', em 1295 sob a f. scriptura 'ato de escrever', fr. écriture (sXII); o ing. (sXIII) writing, do v. (to) write (sIX), do ing.ant. writan 'escrever', e o al. Schrift traduzem o fr. écriture, it. scrittura, port. e esp. escritura; o lat. scriptus,a,um é o port. escrito,-a; ver escrev-; f.hist. sXIII escritura, sXIII scritura, sXV escriptura
Ou seja, a escrituração tem uma origem na bíblia (escritura) e no ato de escrever.

Veja o que está numa edição do Museo Universal, um período que tinha como subtítulo Jornal das famílias brazileiras, de 1841 (edição 50, p. 3)

Assim, parece que criptografia tem uma relação com escrituração. Vejamos o que diz o Houaiss sobre esta palavra:
lat.mod. cryptographia, formado de cript(o)- (gr. kruptós 'oculto, secreto, obscuro, ininteligível') + -grafia (gr. -graphía, com o sentido de 'escrita', do v. gr. gráphó 'escrever'); f.hist. 1844 cryptographia
Assim, a criptografia é a escrita secreta. Os mais antigos devem-se lembrar do termo “fazer escrita” como significado de fazer a contabilidade de uma empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário