Translate

25 agosto 2015

Curso de Contabilidade Básica: Diferentes Tipos de Estoques

Uma empresa geralmente possui diferentes tipos de estoques. Numa empresa comercial estes ativos são muitas vezes denominados de mercadorias. Como a variedade é grande, geralmente divulgam-se somente os valores globais. Numa indústria além de cada tipo de estoque ainda existe em que estado de processamento este se encontra. Quando ainda não foi processado têm-se os insumos ou matéria-prima. Quando já acabou o processo de fabricação têm-se os produtos elaborados ou acabados. E quando, no momento do encerramento do exercício, o produto ainda estava em fabricação têm-se a figura do estoque em elaboração. A divulgação na indústria é feita de forma agregada, mas se considera, em notas explicativas, o estado do processamento.

Para mostrar como isto é evidenciado considere a nota explicativa da Mahler Metal Leve, uma indústria brasileira, conforme divulgado recentemente:
Observe que a empresa classificou seus estoques em cinco tipos: os produtos acabados, que já podem ser vendidos, representando quase a metade do valor do estoque da empresa; os produtos em elaboração, que é expressivo para esta empresa; os insumos ou matérias-primas; os materiais auxiliares, como alicate e martelo, que é pouco expressivo e tem uma variação pequena entre os exercícios; e as importações em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário