Translate

12 agosto 2015

Curso de Contabilidade Básica: Provisão para Perdas de Inventário

A provisão para perdas de inventário faz parte da conta de Estoques de uma empresa. É uma forma de a contabilidade colocar no balanço um valor mais próximo da realidade. Estas perdas podem ser originárias de uma quebra de estoque (queda de uma garrafa de uísque num bar), furto do estoque (subtração de produto num supermercado), evaporação (gasolina num posto de gasolina) ou outro motivo qualquer.

O valor da provisão é uma estimativa que pode cumprir ou não. Como é um valor que diminui o estoque, e esta é uma conta do ativo, tem-se que o saldo da provisão para perdas de inventário é credor. Vamos ver como funciona a contabilização da provisão numa empresa real. Tomamos o caso da Guararapes :

O saldo é de 11,8 milhões no final de 2014 e de 9,8 milhões no final do primeiro semestre de 2015. Eis como seria a representação sintética do razonete:

A contrapartida da constituição e baixa da provisão é uma conta de resultado. No exemplo, como a constituição foi menor que a baixa, a conta de resultado terá um valor credor.

Curso de Contabilidade Básica - Editora Atlas - César Augusto Tibúrcio Silva e Fernanda Fernandes Rodrigues (prelo)

2 comentários:

  1. Conforme. Nbc tg 25 não se deve usar o termo provisão para o ativo e sim perda pois nao se deve reconhecer provisões no ativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessé, a provisão tal como explicada condiz com a atual lei 6.404 (conflito entre a Lei das Sociedades por Ações e as normas e as normas gerais, como o CPC 25). No caso, é uma postura conservadora.

      Excluir