Translate

29 junho 2015

Finanças Pessoais: Não Faça Compras em Conjunto

Muitas linhas são escritas em finanças pessoais sobre o processo de compras. Como uma razoável parcela da despesa é com itens adquiridos no comércio, é natural que exista uma preocupação sobre a maneira mais correta para economizar. Na semana passada falamos da opção de não fazer pechincha, um conselho oposto ao que geralmente se espera. Hoje vamos indicar: não faça compras em conjunto. Este conselho também vai contra as indicações existentes sobre o assunto.

A ideia original é reunir mais de uma pessoa para efetuar compras, particularmente nos atacadistas. Duas ou mais pessoas poderia adquirir uma caixa de sabonetes, com valor unitário menor que uma compra isolada. Assim, ir a um grande atacadista poderia ajudar na economia já que haveria esta divisão nos custos.

Mas esta é uma péssima recomendação. Em primeiro lugar, provavelmente haveria uma grande dificuldade de encontrar as pessoas com quem dividir suas compras. Mesmo que você consiga encontrar alguém que tenha a mesma predileção pelo sabonete Y em barra, provavelmente esta pessoa não tem a mesma opção pelo alvejante X, de 500 ml, que você gosta.

Outro motivo para evitar fazer compras com alguém é o efeito que isto pode ter no seu carrinho. As pessoas observam bastante o que ocorre com seus colegas. Se um conhecido compra um produto supérfluo, as chances que você também compre aumentam. Isto é do comportamento humano. Um amigo pode induzi-lo a adquirir um vinho, quando você não aprecia este tipo de bebida; ou você compra o produto para impressioná-lo.

A presença de um conhecido fazendo compras com você pode aumentar o tempo que você passa no comércio. E mais tempo significa mais compras. Imagine que você geralmente faça suas compras em uma hora; mas sua companhia leva duas horas. O que você irá fazer neste período de tempo? Muito provavelmente consumir mais.

Assim, faça as compras só. E leve uma lista e siga rigorosamente o que esta nesta lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário