Translate

06 junho 2015

Fato da Semana: Fim do Registro dos Técnicos (semana 22 de 2015)

Fato da Semana: Muitos fatos relevantes nesta semana. Uma possibilidade é a questão da auditoria da Fifa, que nestes anos todos não percebeu o que estava ocorrendo. Ou então a atitude radical do IBGC com a Petrobras, indicando o nível que caiu a governança na empresa. Ou a evidenciação dos empréstimos do BNDES, graças a uma medida da fiscalização do TCU, que mostrou como desviamos nossos recursos para financiar empresas brasileiras que tocavam obras no exterior a juros “camaradas”.

Mas o fato desta semana é uma mudança na estrutura da profissão: o fim do registro no Conselho Federal de Contabilidade do técnico. Se o leitor acompanha nossas postagens sobre a história da contabilidade no Brasil já sabe que no século XIX a contabilidade era ensinada junto com os primeiros números e o alfabeto. A inauguração do ensino técnico ocorreu com escolas espalhadas pelo país, com destaque para a de Juiz de Fora. Este profissional somente começou a ser reconhecido na década de trinta, durante a ditadura Vargas. Nos anos vinte do século XX tivemos uma tentativa de criar o curso superior, que só foi efetivada duas décadas depois.

O tempo implacável irá extinguir, lentamente, o técnico em contabilidade. Como filho de um dos milhares de técnicos formados no último século é inegável a contribuição dada para a profissão e para o País. São profissionais admiráveis, que merecem o mais elevado respeito. Eles fizeram e eles ainda estão fazendo muito. Ainda terão muito a contribuir.

Qual a relevância disto? A profissão de técnico contribuiu decisivamente para que muitas famílias conseguissem a sobrevivência. Milhares deles não tinham condições de cursar uma faculdade e encontraram no ensino técnico uma maneira de ter um trabalho digno e com boa remuneração. O fim da inscrição dos técnicos no Conselho Federal de Contabilidade irá marcar uma mudança, no médio e longo prazo, nesta entidade.

Positivo ou Negativo? Faz parte da evolução do mercado de trabalho. Mas considero negativo pela forma melancólica como isto está ocorrendo.

Desdobramentos – Deverá existir uma discussão no CFC sobre a composição do mesmo, incluindo a representatividade nas estruturas da organização. Isto deverá ocorrer no médio prazo.

(Fotografia: homenagem ao meu pai, pelos 50 anos como técnico em contabilidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário