Translate

20 junho 2015

Fato da Semana: 800 da Magna Carta (semana 24 de 2015)

Fato da Semana: Este é o fato de oito séculos. O documento que é considerado o marco da moderna democracia completou 800 anos. O rei inglês foi obrigado a submeter a uma série de regras dos seus súditos, no caso os nobres. O soberano deveria estar sujeito as leis.

Qual a relevância disto? Apesar de muitos aspectos do documento ser específico da época em que foi produzido, o artigo 39 diz que “nenhum homem livre será preso ou privado de sua propriedade ou considerado fora da lei, a não ser por julgamento legal”. Assim, a vontade do rei não mais prevalecia. Notamos numa postagem do blog que o documento também falava da padronização das medidas.

Positivo ou Negativo? – Positivo saber que ocorreu uma grande evolução histórica. E 800 anos depois possamos afirmar que o mundo de hoje é muito melhor, e mais democrático, do que aquele da época feudal.

Desdobramentos – Somos otimistas. Acreditamos que normas devem ser cumpridas por todos. Isto inclui governantes, que devem respeitar as normas, incluindo LRF, princípios de justiça, moralidade etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário