Translate

04 junho 2015

Curso de Contabilidade Básica: Receita e Receita

Receita é igual a Receita, correto? Infelizmente nem sempre. Se o leitor observar as demonstrações contábeis de uma grande empresa irá notar que o termo “receita” aparece em dois lugares distintos, no mínimo. Em primeiro lugar, na Demonstração do Resultado; num segundo, na Demonstração do Valor Adicionado (popularmente DVA).

Veja a seguir um extrato da Demonstração do Resultado da Ambev para o primeiro trimestre de 2015. As receitas consolidadas chegaram a R$10,8 bilhões.

Veja agora o extrato da DVA da mesma empresa para o mesmo período. A receita foi de R$16,5 bilhões, ou 53% a mais do que o resultado anterior.

A diferença pode ser explicada da seguinte forma: Este valor é diferente da receita obtida na demonstração do resultado em razão da inclusão de receita na produção de ativos próprios.


Mas qual seria a receita da Ambev para o primeiro trimestre? O mais adequado seria usar o valor da Demonstração de Resultado por três motivos. Primeiro, a empresa de auditoria geralmente não investiga se a informação da DVA está correta ou não. Segundo motivo é que esta é uma informação muito utilizada em todo o porte de empresa e em diversos países. Não custa lembrar que somente as grandes empresas e em alguns países, entre os quais o Brasil, esta demonstração é publicada. Finalmente, na receita da DVA está incluso os impostos, o que não é o caso da Demonstração do Resultado, divulgada líquida de impostos.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário