Translate

09 junho 2015

Curso de Contabilidade Básica: Estoques

Uma empresa comercial possui na conta de Estoques as unidades de mercadorias que serão comercializadas nos próximos meses. Existe todo um procedimento para determinar o valor desta conta, que passa pela determinação do custo das unidades que estão prontas para serem vendidas.

Além das unidades existentes fisicamente na empresa, as quantidades em poder de terceiros ou em trânsito podem ser consideradas. Veja o exemplo da Camil Alimentos, uma empresa que vende nos supermercados arroz, feijão, atum (marca “Coqueiro”), açúcar (“União”) entre outros produtos.
Na conta Estoques estão os produtos que a empresa vende mais as “importações de mercadorias em andamento”, os “estoques em poder de terceiros” e os “estoques em trânsito”. Estes três itens não estavam na empresa na data do encerramento do exercício – que neste caso é 28 de fevereiro, algo raro nas empresas, que geralmente fecham o balanço no final do ano. Isto representava 22% do valor do estoque (91 milhões de 414 milhões) no final de fevereiro de 2015 versus 17% de 28/2/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário