Translate

08 abril 2015

Curso de Contabilidade Básica: Imobilizado destinado a Venda

O ativo imobilizado é um “ativo não circulante”, estando localizado no canto esquerdo embaixo no balanço patrimonial. Isto ocorre em razão da baixa liquidez deste ativo. Entretanto, quando a empresa pretende efetuar a venda de um imobilizado brevemente é natural que o mesmo seja reclassificado ou então destacado no balanço. Com isto, a empresa deixa bem claro que aquele ativo não irá participar da geração de caixa operacional nos próximos exercícios.

A empresa Marilan produz e vende biscoitos. Recentemente divulgou seu balanço anual onde aparece a conta “bens destinados a venda”, no valor de R$972 mil, como “ativo ativo não circulante”.


A empresa explica esta classificação:

Representa bem imóvel localizado na cidade de Macapá, Estado do Amapá. Este bem foi recebido como liquidação de transações comerciais e contabilizado pelo valor justo. A classificação da rubrica “Bens destinados à venda” no ativo não circulante deve-se ao fato de não haver a certeza por parte da Administração de alienar estes investimentos no curto prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário