Translate

09 março 2015

Finanças Pessoais: Qual dívida deve ser priorizada?

Quando uma pessoa está muito endividada esta é uma pergunta natural. O problema é que não temos uma resposta.

Sob a ótima da matemática financeira a resposta natural seria aquela dívida com maior taxa de juros. Por este lado, devemos tentar quitar as dívidas com cartão de crédito ou com o agiota que aproveita da situação precária das suas finanças. As dívidas com parentes que não cobram juros ou somente o rendimento da caderneta de poupança, assim como os empréstimos consignados, cuja taxa é menor, não devem ser a prioridade.

Entretanto esta resposta é enganosa, já que o custo de uma dívida pode não estar limitado à taxa de juros. Se tiver um empréstimo em atraso e este impedir de ter certas vantagens no futuro isto pode fazer com que o “custo” seja muito maior que a taxa de juros. Em alguns países é permitida a cobrança dos pagadores em atraso maneira constrangedora. Outra situação ocorre quando se atrasa a prestação da casa própria e isto impede que o imóvel seja registrado no cartório. De igual forma, continuar devendo a um familiar, que cobra o rendimento da caderneta de poupança, pode ter um custo superior aos juros em razão dos problemas que isto ocasiona em termos de comentários, mal-estar, etc.

Usando a análise de probabilidade do fluxo de caixa futuro a prioridade deve ser aquela dívida onde não existe possibilidade de renegociação. Os empresários sabem que periodicamente o governo lança programas vantajosos de refinanciamento das dívidas tributárias. Assim, o pagamento deste passivo pode esperar para um momento mais adequado.

Sob a ótica comportamental do endividado a resposta seria tentar pagar as pequenas dívidas. Isto teria um efeito motivacional para a pessoa, que reuniria mais forças para conseguir economizar o suficiente para quitar as dívidas maiores.

Infelizmente esta postagem não permite indicar uma resposta única e correta para este assunto. Na realidade esta não existe. Mas observe o leitor que citamos alguns fatores que podem ajudar na definição da prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário