Translate

16 março 2015

Finanças Pessoais: Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamentos mais utilizadas nos dias de hoje. Geralmente quando se faz uma compra, a utilização do cartão parece ser uma excelente opção, já que só iremos pagar no futuro, muitas vezes sem nenhum acréscimo. Além disto, usar o cartão é prático, pois carregamos uma grande quantidade dinheiro num pedaço de plástico.

Mas o conselho mais adequado é “evite utilizar o cartão de crédito”. Diversas pesquisas já realizadas mostraram que uma pessoa com cartão pagar mais por um produto, sendo irracional no seu gasto. Assim, se você entrar no supermercado com um cartão de crédito, o valor da sua compra será maior do que se você estiver somente com dinheiro vivo. Existem várias explicações para este comportamento, incluindo um “esquecimento seletivo” do total utilizado com o cartão. O consumidor que usa o cartão geralmente esquece que esta conta terá que ser paga no próximo mês, assim como esquece o que já foi gasto até aquele momento.

Uma pesquisa publicada este ano no Journal of Consumer Policy (PODDAR, Amit; ELLIS, Cameron; OZCAN, Timucin. Imperfect Recall: the impact of composite spending information disclosure on credit card spending, volume 38, n. 1, março 2015) apresentou um experimento onde isto foi novamente comprovado. Usando um grupo de consumidores, toda vez que o cartão era utilizado informava-se não somente o valor da conta como o total gasto de forma cumulativa com aquela compra. Isto lembrou a este grupo o valor que foi comprometido no futuro com este meio de pagamento. Ao ser “lembrado” do valor, os consumidores começaram a reduzir o uso do cartão, num valor de quase 10% do valor a menos na conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário