Translate

12 março 2015

Curso de Contabilidade Básica: Empréstimo, Fluxo de Caixa e Despesa Financeira

Quando uma empresa possui empréstimo, isto irá gerar despesa financeira. Esta decisão de captar recursos de terceiros irá aparecer no balanço patrimonial, na demonstração do resultado e na demonstração dos fluxos de caixa.

Existe uma grande polêmica quanto ao tratamento deste fato nas demonstrações contábeis. Na demonstração do resultado, a classificação da despesa financeira deveria ser após o lucro operacional. Nos últimos anos as empresas brasileiras estão considerando o lucro antes e depois do resultado financeiro, por indução das autoridades reguladoras. E o fluxo de caixa com esta operação na DFC é mais contraditório ainda: o pagamento dos juros é classificado como operacional e o pagamento do principal é financeiro.

A figura a seguir é o balanço da Tracbel, uma distribuidora de máquinas agrícolas.
O volume de empréstimo no final de 2014 aumentou de 28,5 milhões para 38,6 milhões. Isto tem reflexo no resultado da empresa:

No resultado financeiro da empresa tem-se que as despesas financeiras reduziram de 7,8 milhões para 6,7 milhões. O efeito dos empréstimos e financiamentos na DFC estão a seguir:


Na parte “operacional” têm-se os encargos financeiros sobre financiamentos, que somados a despesas financeiras irão compor o fluxo de caixa com o pagamento de juros. Na parte do financiamento, a empresa informa o volume captado e o volume pago com este item.

Um comentário:

  1. Prezado, boa tarde.

    É sempre válido o aperfeiçoamento do profissional que cuida da área de finanças da empresa!

    Eu participo de uma start-up que está desenvolvendo um Programa Financeiro Empresarial o inFinance (http://www.infinance.com.br/) e gostaria de convidá-lo a experimentar nosso software que irá ajudá-lo a profissionalizar o controle e facilitará o extrato de relatórios de resultados.

    Seu feedback seria muito importante para nosso desenvolvimento.

    Conto com seu apoio.

    ResponderExcluir