Translate

06 março 2015

Curso de Contabilidade Básica: Análise de Sensibilidade

O desempenho de uma empresa está condicionado a diversas situações futuras do ambiente econômico. A variação neste ambiente certamente poderá afetar o resultado da empresa. Em razão deste fato, uma boa gestão financeira da empresa faz estudos no sentido de verificar os efeitos desta mudança.

Por exemplo considere as demonstrações da Stell do Brasil referente ao terceiro trimestre de 2014. A empresa analisou o efeito da variação do câmbio no montante de empréstimos em dólar. Se a taxa de câmbio apontar uma desvalorização do real, isto irá influenciar o valor dos empréstimos constantes do balanço da empresa. A figura a seguir é o resumo preparado pela empresa da análise de sensibilidade.

Pela figura tem-se que se ocorrer uma desvalorização de 1% na taxa de câmbio o valor do empréstimo irá aumentar R$145 mil; no caso extremo analisado pela empresa, se a taxa de câmbio tiver uma desvalorização de 50% o empréstimo terá um aumento de 7,2 milhões.

Este tipo de análise é útil para usuário para verificar como a empresa está preparada para uma variação no ambiente externo. A informação acima foi divulgada em novembro e desde então ocorreu uma desvalorização cambial. Isto certamente irá afetar o resultado da empresa no quarto trimestre, além de aumentar seu endividamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário