Translate

07 janeiro 2015

Salário dos professores

Alexandre Alcantâra manda um texto polêmico sobre a questão salarial dos professores universitários. A ideia básica do texto é que não deveria existir teto salarial para os professores:

Para Phil Baty, editor do ranking mundial de universidades divulgado pela publicação britânica Times Higher Education (THE), a determinação de um teto salarial para docentes e pesquisadores é contraproducente, pois afasta talentos.


No passado tentou-se fazer isto nas universidades federais, através de uma gratificação denominada GED. Você obtinha a gratificação se atingisse um número de pontos. O problema no Brasil é que querem um professor "canivete suíço": deve fazer pesquisa, publicar, fazer atividade de extensão, trazer recursos para universidade, orientar alunos de graduação, de iniciação científica, mestrado e doutorado e ... dar aulas. (Além da atividade administrativa)

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde as remunerações sobem conforme aumenta o período de vínculo do professor ou funcionário administrativo com a instituição, nas universidades de ponta a definição salarial é baseada na produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário