Translate

31 dezembro 2014

Resenha: O5 Núm3r05 g0v3rn4m 5u4 v1d4

Este é um livro curto, com somente 160 páginas (além de mais algumas de notas e índice). Deveria ser aquela obra que você leria de uma vez. Mas não é.

O livro possui cinco capítulos onde o autor, o blogueiro Kaiser Fung, discute a aplicação de conceitos estatísticos em pelo menos duas situações. O primeiro capítulo mostra como a Disney mudou o jeito das suas filas para que as pessoas não ficassem insatisfeitas esperando e também debate o trânsito nas grandes cidades. Ambas as situações são usadas para que Fung discuta a relevância do conceito de variabilidade.

O segundo capítulo trata da descoberta de problemas em alimentos estragados e a identificação de clientes ruins nas empresas. Novamente, o mesmo conceito para duas aplicações distintas. Fung mostra que toleramos que a estatística seja usada no primeiro caso, mas parece existir uma grande má vontade com o segundo caso. Ele mostra, de maneira bem simples, como a proibição de sistema de pontuação de crédito pode ser horrível para as empresas e para aqueles que compram a prazo. Este talvez seja o ponto alto do livro, juntamente com a discussão do tipo de erro e o exame de doping em atletas, que aparece no capítulo seguinte.

O capítulo quatro trata da assimetria e o cinco dos eventos com baixa probabilidade, como um acidente aéreo. E só. Como disse no início, poderia ser uma obra de leitura rápida, mas parece que o texto não flui em alguns momentos. A orelha do livro fala em “espiada extremamente divertida”, mas sinceramente não consegui achar muita diversão. Existem diversas outras obras de divulgação do conhecimento onde a leitura é bem mais agradável. Não sei dizer qual a razão, talvez uma grande expectativa criada pelo título da obra.

Vale a pena? A discussão sobre o sistema de pontuação de crédito e os dois tipos de erros são muito interessantes. Mas pouco para 160 páginas.

FUNG, Kaiser. O5 Núm3r05 g0v3rn4m 5u4 v1d4. São Paulo: DVS, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário