Translate

17 dezembro 2014

Queda do petróleo e a crise na Rússia

Monica de Bolle- Artigo publicado no O Globo a Mais de 11/12/2014)
“A maior parte das pessoas, hoje, acredita pertencer a uma espécie que é dona de seu destino. Trata-se de fé, não de ciência. Jamais cogitamos tempo em que baleias ou gorilas viessem a ser donos de seus destinos. Por que os seres humanos?”. Ficaram intrigados? Leiam Straw Dogs, do filósofo John Gray. Se ainda estiverem interessados, leiam o resto do artigo.

Alguns líderes globais e, provavelmente, a maior parte dos integrantes do mercado, acham que a queda súbita e intensa dos preços do petróleo – o barril do Brent acaba de alcançar a menor cotação em cinco anos – é algo bom para a economia mundial. Há quem acredite cegamente nisso, ante as evidências de que o consumidor americano está mais otimista, ante os dados positivos do mercado de trabalho e os ganhos salariais de 0,4% registrados no mês de novembro. Em novembro, o mercado de trabalho americano criou mais de 300 mil vagas, levando a média dos últimos seis meses a 258 mil novos postos. Isso representa cerca de 100 mil vagas a mais do que as que foram criadas mês a mês em 2011 e 2012. Turbinado pela queda do preço da gasolina, o consumidor americano se anima e leva junto a economia mundial, não? Trata-se de progresso, verdade? Dessa história de sermos donos de nossos destinos e tudo o mais.

Bem, não necessariamente. A recessão no Japão acaba de se aprofundar devido aos aumentos de impostos executados em abril desse ano, aproximando o país da deflação, força gravitacional da qual o Japão não parece conseguir escapar por muito tempo. Na Europa, Mario Draghi bem que tentou se mostrar otimista com a queda do petróleo, mas, no fim, deixou clara a sua preocupação com as implicações que a queda do principal insumo produtivo pode ter para os riscos crescentes de deflação na zona do euro. Some-se a isso a crise econômica na Rússia e a exacerbação que os riscos geopolíticos podem sofrer se o mergulho do petróleo for motivo para que Vladimir Putin, tencionando desviar atenção dos problemas domésticos, intensifique as investidas Ucrânia adentro, ou mesmo estendendo a estratégia “wag the dog” para outros países da ex-União Soviética. Como discuti em artigo recente nesse espaço, a Rússia é grande risco global ignorado pelos mercados, que, nesse aspecto, parecem professar ato de fé à la Straw Dogs. Imaginem se a Rússia ameaçar não pagar os US$ 700 bilhões que suas empresas devem aos bancos do Ocidente porque… bem, entre outras razões porque perdeu sua principal fonte de recursos, além de estar sofrendo com as sanções impostas pelos EUA e, sobretudo, pela Europa?

Quem ganha e quem perde com os preços do petróleo em queda e qual o impacto de tudo isso sobre a economia mundial? A resposta é bem menos óbvia do que parece. De um lado, EUA e China, que acaba de registrar o maior superávit na balança comercial em novembro devido à queda do petróleo. De outro, Japão, Europa e Rússia, ameaçando o frágil equilíbrio que parece ter sido alcançado pela economia global nos últimos meses. Em meio a isso, os países emergentes em desaceleração ficam, inevitavelmente, à deriva.
Num mundo que ainda carrega as cicatrizes e sequelas da crise internacional, a queda do petróleo é bem menos auspiciosa do que parece, o destino, tão imponderável quanto incontrolável. Se fôssemos gorilas, nada disso teria importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário