Translate

09 dezembro 2014

Novamente a Convergência

Será que os Estados Unidos irão adotar as normas internacionais de contabilidade? Na semana passada o contador da Comissão de Valores Mobiliários (SEC em inglês) dos Estados Unidos, James Schnurr, lançou uma esperança neste sentido ao falar de uma quarta alternativa. Nesta segunda-feira o mesmo funcionário da SEC novamente comentou sobre a possibilidade de num futuro próximo as empresas do maior mercado de capitais do mundo pudessem adotar as normas internacionais, conforme informou a Reuters.

Os Estados Unidos têm enfretado uma pressão do G20 em harmonizar sua contabilidade com as IFRS, usada em mais de 100 países do mundo. Apesar do namoro entre a SEC e o Iasb, o regulador das normas internacionais, os Estados Unidos não apresentam segurança pela opção das IFRS. Mas Schnurr afirmou que espera conversar com os comissários da SEC sobre as alternativas para uma mudança nas normas. Isto seria uma mudança da atitude que após as críticas realizadas em 2012 distanciaram da adoção.

Mas a Financial Accounting Foundation fez uma comunicado ontem afirmando:

We agree with Chief Accountant Schnurr that U.S. investors are best served by an independent standard setter that is first focused on the interests of those who participate in U.S. capital markets.

Ou seja, acreditamos no que fazemos aqui, nos EUA. As IFRS seriam uma informação adicional. Um balde de água fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário