Translate

30 dezembro 2014

Fato do Ano

Quando olhamos o ano de 2014 percebemos notícias realmente ruins, como a morte de Massayuki Nakagawa, e outros positivos, como a finalização de normas contábeis do Fasb e Iasb. O ano foi marcado por dois fatos relevantes:

a) A contabilidade criativa é o padrão na área pública. Durante o ano o governo federal tomou diversas medidas para “fechar” as contas. No final do ano, reconheceu de não iria conseguir e com a autorização do congresso (com “c” minúsculo) mudou a lei.

b) Convergência – dos fatos da semana ao longo do ano, seis foram sobre a convergência. Afinal, os Estados Unidos irão aderir às normas internacionais ou não? Parecia que não, no início do ano. No segundo semestre um alento. A resposta ainda não aconteceu neste ano. Quem sabe no próximo.

Mas o fato do ano está vinculado a Petrobras. Começou como uma pequena denúncia, depois o período eleitoral esquentou a polêmica e as novas denúncias mostraram os problemas nos controles internos da empresa, a baixa qualidade dos números (apesar de vencer, por vários anos, o prêmio Anefac) e o papel da PwC que aceitou a contabilidade da empresa até o segundo trimestre deste ano sem questionar. Sem dúvida nenhuma é o fato do ano.

Pessimista? Metade, exatamente a metade, dos fatos da semana foi classificada como “otimista”. 26% foram considerados fatos pessimistas e 23% eram neutros. Isto mostra que o blog acredita firmemente que fatos “ruins” podem ser usados para aprendermos e melhorarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário