Translate

17 dezembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Comparabilidade

A comparabilidade permite que o usuário da informação contábil possa avaliar melhor o desempenho de uma empresa. Quando ocorre uma mudança na forma de mensuração, por exemplo, o ideal seria a apresentação das informações do passado sob a mesma métrica. Esta alteração na forma de medir pode ocorrer por vários motivos e o usuário espera que a mudança seja para melhor informar a situação da empresa.

Mas nem sempre a comparabilidade é respeitada. E isto cria dificuldades para avaliar o desempenho da empresa. Veja o caso da empresa Log Commercial Properties. Esta empresa pertence ao grupo MRV Engenharia e atua na incorporação, construção e aluguel de imóveis, incluindo galpões industriais. No final do segundo semestre de 2014 a empresa resolveu mudar a forma de avaliar seus investimentos em propriedades, do método de custo pelo valor justo.

A alteração irá aumentar o patrimônio líquido, de 740 milhões para 1.204 milhões de reais, um valor expressivo para uma empresa que possui um ativo de R$2,5 bilhões. A empresa não irá reapresentar as informações comparativas e simplesmente fazer o ajuste. Isto naturalmente impede uma comparação. A favor da empresa seria realmente difícil refazer todas as demonstrações anteriores, já que esta diferença provavelmente estaria diluída em diversos exercícios sociais.

Nestas situações, o usuário deve ter um imenso cuidado na comparação das informações entre o exercício social findo em 31 de dezembro de 2013 e os valores posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário