Translate

16 dezembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Informações para Captação de Recursos

As informações contábeis possuem várias utilidades. Uma delas é servir de base para captação de recursos. A empresa apresenta suas demonstrações para tentar provar a viabilidade para o investidor em colocar dinheiro nos seus projetos. Neste tipo de relatório, as informações devem ajudar a convencer e ressalvar os aspectos positivos da empresa, mais do que tradicionalmente as demonstrações fazem.

Quando a informação é apresentada com esta finalidade, além das demonstrações contábeis a empresa também mostra outras informações. Numa pequena empresa o volume de informações é reduzido, mas numa grande empresa isto pode chegar a centenas de páginas de documentos. Em algumas situações a empresa peca pelo excesso, para evitar um eventual litígio no futuro.

A empresa que administra o aeroporto de Guarulhos concluiu recentemente uma captação de recursos através de debêntures. O volume de informação ultrapassou a mil páginas e inclui o estatuto social da empresa, relatório de classificação da emissão, as demonstrações contábeis e muito mais informação. São mais de mil páginas.

Separamos para o leitor uma informação sobre a oferta: quando a empresa destaca o que irá ocorrer com seu endividamento após a oferta. Veja o extrato a seguir:
O valor de empréstimos e financiamentos irá reduzir de 485 milhões para 191 milhões, enquanto o item “debêntures” irá aumentar de 298 milhões para 592 milhões. Vale a pena? Observe que a empresa está trocando uma dívida de curto prazo (circulante) por outra de longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário