Translate

08 novembro 2014

Fato da Semana

Fato da Semana: A semana foi da empresa de auditoria PwC. Uma associação de jornalistas descobriu que a empresa estruturou um esquema legal de redução de tributos através de Luxemburgo. A PwC realizou auditoria para saber se os executivos da PT sabiam da aplicação que sumiu com 900 milhões de euros do Banco Espírito Santo. Mas o ápice, e por este motivo foi escolhido o fato da semana, foi que a empresa forçou o afastamento de um executivo da Petrobras por envolvimento em corrupção.

Qual a Relevância disto? A empresa de auditoria, com receito de ser punida pela SEC, aparentemente indicou que faria uma ressalva no balanço da Petrobras. Acredita-se que isto provocou o adiamento da divulgação dos resultados da empresa.

Acredito que isto tenha sido uma ocasião histórica. Não é todo dia que uma empresa adia sua divulgação por medo de um relatório de auditoria ou que uma empresa de auditoria não importou para o fato de o cliente ser um gigante, com grande potencial de serviços adicionais.

Positivo ou negativo? Se por um lado mostra a relevância da qualidade das informações, por outro é triste saber que isto só foi possível em razão da ameaça da aplicação de uma norma dos Estados Unidos.

Desdobramentos: O que ocorreu não ficou muito claro. Algum dia, nós iremos saber o que ocorreu na reunião do conselho da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário