Translate

07 novembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Adiantamento para Aumento de Capital

Quando estamos aprendendo contabilidade um dos primeiros lançamentos é o da integralização do capital. Geralmente é apresentado um exemplo numérico, onde uma empresa fictícia foi constituída com capital em dinheiro. Esta é a situação básica e no nosso livro também seguimos a tradição.

Mas a prática não é tão linear. Muitas vezes o capital não é integralizado. Ou o capital é integralizado através de bens, como imóveis. Ao olhar os balanços das empresas encontramos casos mais excepcionais (de exceção) ainda. Veja o balanço da Altere Securitizadora


Este é um dos balanços mais enxutos – embora não necessariamente simples – que apresentamos aqui. O ativo é basicamente caixa e impostos a recuperar (todo ele classificado como ativo circulante, o que é estranho, embora isto não seja o caso). O lado direito é composto basicamente de capital, reservas, prejuízos acumulados e “adiantamentos para futuro aumento de capital”. O que seria este adiantamento? Os sócios entram com o dinheiro para que em data futura o mesmo seja transformado em capital. A DMPL mostra isto melhor:

Observe o leitor que em 2012 ocorreu um adiantamento de 55 mil reais. No ano seguinte, este valor foi convertido em capital, saindo da conta de “adiantamentos para futuro aumento de capital” para “capital social”. No mesmo ano, mas um adiantamento, agora de R$331 mil. (Este adiantamento foi transformado em capital em 2014, conforme as demonstrações trimestrais já apresentadas pela empresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário