Translate

30 novembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Achando um exemplo...

Para fazer esta postagem geralmente procedo da seguinte forma: (1) entro no endereço da CVM e verifico qual empresa apresentou demonstração no dia. Quando não encontro nenhuma empresa, amplio o horizonte de tempo; (2) Com a lista de empresa, escolha alguma que geralmente não conheço ou tenho pouco conhecimento. Ou então opto pela empresa que pode ter algum interesse; (3) entro na página da empresa e baixo as últimas demonstrações trimestrais, incluindo as apresentações e, em alguns casos, as planilhas ou demonstrações anuais; (4) passo uma olhada nas demonstrações, tentando encontrar algo diferente ou que possa render uma boa postagem.

Segui este roteiro na sexta, dia 28 de novembro, e pesquisei a Pettenati. Como não encontrei nada interessante, fui olhar as demonstrações da BrasilAgro. Bingo. Eis algo que chamou a atenção:
 

(A figura a seguir mostra com mais detalhes o que chamou a atenção)

Estamos no final de novembro e a empresa está apresentando as demonstrações de 2015? Não resisti a tentação e fui observar o que estava ocorrendo. Eis um extrato da apresentação da empresa:

É isto mesmo: a empresa estava informando a receita líquida para o primeiro trimestre de 2015. Fui olhar na ITR de final de setembro e encontrei isto:

Observe o leitor a receita líquida: R$56.510. É a mesma da figura anterior. Veja que o resultado bruto também corresponde. O que terá ocorrido? Mais um caso de CrTl C, Crtl V?

Nenhum comentário:

Postar um comentário