Translate

17 outubro 2014

Violência social

BJØRN Lomborg, o dinamarquês autor de O Ambientalista Cético, apresenta alguns aspectos alarmantes sobre o que ele chama de violência social ou violência da sociedade. Trata-se da violência geralmente cometida contra mulheres e crianças por pais, maridos, parentes e outros. Para Lomborg, esta violência é um problema muito maior que as guerras. E os números são alarmantes: afinal, para cada morte no campo de batalha, numa guerra civil, nove pessoas são mortas por violência interpessoal. Na África Subsaariana, 28% das mulheres sofreram algum tipo de violência no ano passado, incluindo espancamento, casamento forçado, violência sexual, mutilação, etc. E em 80% dos casos de violência contra criança o responsável são os pais.

Lomborg calcula os custos e os valores são parcelas expressivas da economia: os custos dos crimes violentos correspondem a 1,7% do PIB.

O alerta de Lomborg é importante já que poucas doações são direcionadas para o combate à violência social. O dinamarquês cita alguns exemplos de políticas que com poucos recursos conseguiram um elevado efeito. É o caso do combate ao crime em Bogotá, onde a taxa de mortalidade caiu de 80 mortos por 100 mil habitantes para 21 mortos em 11 anos. A redução foi obtida através da limitação ao consumo de álcool, preservação do espaço público e melhoria do sistema policial e de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário