Translate

12 outubro 2014

Juros Altos

Claudia Safatle faz um texto interessante sobre os motivos dos juros serem tão elevados no Brasil: subsídio cruzado. Ou seja, existe um grupo de favorecidos (tomadores de empréstimos do BNDES, programa habitacional e outros) e os demais.

No primeiro grupo estão os clientes, pessoas físicas e jurídicas que contratam empréstimos com recursos que os bancos captam no mercado. Para eles, os juros médios são de 32,2% ao ano e o spread - a margem dada pela diferença entre o que os bancos pagam para o investidor e cobram do tomador - é de 11,2%.

No segundo grupo estão as empresas e pessoas físicas com acesso ao BNDES, aos financiamentos agrícolas e ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Para eles os juros médios são de 8% ao ano e o spread, 2,8%.


Mais adiante:

O Tesouro emite papéis à taxa Selic (11% ao ano) e o BNDES empresta às empresas com base na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5% ao ano. A diferença representa subsídios do Tesouro, estimados em R$ 30 bilhões por ano. A maior parte desses subsídios não consta do Orçamento da União, correm à parte dos gastos primários e à revelia do Congresso, a quem cabe discutir e aprovar o Orçamento.

Metade das operações de crédito no Brasil não obedece à taxa básica de juros (Selic) e, portanto, não está sujeita aos efeitos da política monetária do Banco Central. Os juros atuam somente sobre o crédito livre.


Um problema crucial, pouco explorado por Safatle, é que a escolha dos beneficiados não é totalmente transparente e isto inclui os critérios. Um burocrata decide ajudar uma empresa, mas não outra. Isto distorce todo mecanismo de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário