Translate

04 outubro 2014

Fato da Semana



Fato da Semana: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, anteriormente divulgado, mas atualizadoesta semana. 

Qual a Relevância disto? Um conjunto de reformas realizadas pela STN nos últimos anos está tentando aproximar a contabilidade governamental da contabilidade empresarial, seguindo uma tendência mundial. Isto inclui dar uma apresentação mais próxima daquela que estamos acostumados na contabilidade. Isto inclui uma segregação entre as contas patrimoniais e de resultado das outras contas. 

É bem verdade que as contas de compensação, um sinal de atraso na contabilidade pública, ainda estão lá, disfarçadas. É bem verdade que ainda exista uma ênfase orçamentária. Mas representa uma grande evolução. E só não foi maior por conta de uma lei de 1964, ainda em vigor, que impede uma mudança mais radical.

A aproximação poderá ser fundamental para que um “ser humano normal” possa entender o que se passa no setor público.

Positivo ou negativo? Positivo, sem dúvida.

Desdobramentos: Haverá alguns problemas operacionais no início do ano. Provavelmente o Siafi terá falhas em razão desta mudança. Os saudosistas irão estranhar; os especialistas em contabilidade pública poderá usufruir das evoluções ocorridas na área empresarial; e os autores de livros de contabilidade aumentarão seus ganhos em direitos autorais.

P.S.: Fui alertado pela atualização através do blog Ideias Contábeis, da Cláudia Cruz.Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário