Translate

23 outubro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Influência da Economia sobre o Desempenho

Uma empresa não está isolada do mundo. Pelo contrário, afeta o ambiente a sua volta, mas também recebe influencia do mundo que a cerca. Se as demonstrações contábeis é a representação de uma empresa, em termos não somente dos seus valores monetários mas das informações qualitativas, o seu desempenho é profundamente influenciado pelo que ocorre no ambiente. Os exemplos são os mais variados possíveis. Uma sorveteria depende da temperatura para aumentar suas vendas. Uma loja de roupas pode queimar seus estoques conforme a estação do ano. Um endereço da internet pode ter mais acesso com um link que “bombou” nas redes sociais. E assim por diante.

Assim, uma grande parcela do desempenho de uma empresa está associada ao ambiente. Em geral os gestores gostam de lembrar este aspecto quando o desempenho não foi tão bom, mas tendem a esquecer dele quando o resultado é melhor. É algo natural. Geralmente o ser humano enfatiza muito suas capacidades e gostam de tentar encontrar explicações (ou desculpas) para os fracassos. Isto também ocorre numa empresa.

Talvez por esta associação tão próxima ao que ocorreu no ambiente, os resultados globais das empresas são acompanhados de perto. Quando se começa a divulgar estes resultados, temos a confirmação ou não de que o período anterior foi bom ou não para os negócios. Quando escrevemos esta postagem estamos no final de outubro de 2014. O terceiro trimestre encerrou no final do mês de setembro e, portanto, algumas empresas já começam a divulgar seus resultados. E esta divulgação atrairá a atenção por diversas razões.

Vejamos o caso de uma das primeiras empresas a divulgar os resultados trimestrais: a Cremer. Eis o que diz a empresa:

Ela começa “chorando” o desempenho do primeiro semestre, prejudicado pelos feriados, copa do mundo e baixa demanda do setor. Mas destaca que o terceiro trimestre foi “o melhor trimestre histórico da Cremer”. Por quê? Se o primeiro semestre o “desafio” foi explicado por três motivos externos à empresa, o desempenho do terceiro, o melhor da empresa, não merece uma explicação. O ambiente ajudou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário