Translate

17 outubro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Sem fins lucrativos 3

Em agosto fizemos uma postagem sobre entidades sem fins lucrativos, mais especificamente o Instituto Ronald McDonalds Naquela ocasião escrevemos o seguinte:

Ficamos curiosos em saber quem era o contador do Instituto. Mas isto também não é objeto do Relatório de Atividades. Se o leitor for mais curioso ainda poderá verificar que em nenhum dos relatórios anteriores as demonstrações são apresentadas completas.
Para finalizar encaminhamos a seguinte mensagem para o Instituto:
Estava lendo o relatório de atividades do Instituto e percebi que o auditor comenta sobre "notas explicativas" e "outras demonstrações". Entretanto, o relatório só apresenta o Balanço Patrimonial. É isto mesmo?
Vamos ver se teremos uma resposta.
No dia 28 de agosto a entidade respondeu o seguinte:

Sou a responsável pela produção do relatório de atividades do Instituto Ronald McDonald.
Seu comentário sobre ele é muito bem-vindo. :)
Você poderia indicar o ano do relatório?
Podemos providenciar as informações que você necessitar. No relatório, como é voltado ao público em geral, optamos por colocar somente a carta dos auditores e o balanço patrimonial.
Estamos à disposição.

No dia 24 de setembro recebi o seguinte e-mail:

Desculpe a demora, mas eu estive de férias. Envio abaixo os links para download dos pareces completos da auditoria.
Conversamos internamente e para o novo site que estamos planejando contemplaremos a publicação dos relatórios completos. [Segue o link dos relatórios]

Agradeço mais uma vez o contato e a atenção com nossos materiais e nossa causa.
Mas vamos aos números. A figura abaixo faz um resumo do desempenho do Instituto, de 2008 a 2013. A entidade sempre contou com mais de 10 milhões de reais em caixa e equivalentes em todo o período. Este dinheiro está vindo principalmente das doações de pessoas físicas, o cofrinho que fica perto do caixa do McDonalds, que cresceu de 2 milhões para mais de 4 milhões. As moedinhas estão rendendo. A receita de doações aumentou em todos os anos, exceto em 2011. No ano de 2013 a entidade gerou 2,5 milhões de reais em caixa das operações.

O último gráfico mostra o esforço de arrecadação. Este é um índice fundamental numa entidade filantrópica. É a relação entre a despesa administrativa e a receita de doações. De 30% passou para 35% nos últimos anos. Este índice diz: para cada R$1 doado, a entidade precisou fazer um esforço de R$0,35 com a parte burocrática. Quanto menor este índice, melhor a eficiência da entidade sem fins lucrativos.

Com respeito a frase: “Ficamos curiosos em saber quem era o contador do Instituto”. Continuo com minha curiosidade, pois em nenhum dos relatórios possui a assinatura do contador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário