Translate

10 outubro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Imposto

Já virou senso comum afirmar que se paga muito imposto no Brasil. Mas como isto aparece nas demonstrações contábeis? Existem quatro locais onde é possível obter alguma informação sobre o peso dos impostos para uma empresa. Vamos exemplificar usando o caso da J. Macedo, uma empresa na área de farinha de trigo e derivados.

O primeiro é no balanço patrimonial. Geralmente no passivo da empresa é possível encontrar contas como Imposto a Pagar. Aqui a informação é sobre o montante da dívida com o fisco. Mas também é possível encontrar uma conta deste tipo do lado do ativo, conforme já discutimos em postagem anterior. Veja na figura a seguir o caso da J. Macedo, onde existia dívida de 11,8 milhões de curto prazo e outros 5,8 milhões de longo prazo. Este é o valor da dívida no encerramento do trimestre.


Segundo, é na demonstração do resultado do exercício. Nesta demonstração será apresentado o valor dos impostos no período. Observe o caso da J. Macedo, novamente.

A empresa apurou um imposto de renda e contribuição social de R$3,9 milhões. Mas atenção: a demonstração não mostra os impostos sobre vendas. Para isto, algumas empresas usam as notas explicativas.

O terceiro local onde é possível obter a informação sobre os impostos é na Demonstração dos Fluxos de Caixa. Se a empresa utiliza o método indireto, a informação que estará presente é somente a variação da conta de impostos a pagar. Este é o caso da J. Macedo. O que isto significa? Que ocorreu um aumento ou redução na conta patrimonial. Se a empresa usasse o método direto seria possível identificar o valor pago de impostos.

O quarto local é na demonstração do valor adicionado. Aqui a informação seria: do que foi adicionado pela empresa, quanto ficou para o governo? Eis a informação da J. Macedo:

Aqui a empresa está informando que dos 222,9 milhões de valor adicionado, 92,9 milhões foram para os impostos, sendo 53,2 milhões para os estados.

Resumindo temos o seguinte:



Um comentário: