Translate

09 outubro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Cisão


Discutimos recentemente sobre a fusão de empresas. Existe uma situação próxima a esta que a cisão. Este acontecimento é mais raro do que fusão, mas nesta semana anunciou-se que uma grande empresa estava se dividindo. Trata-se da empresa HP (Hewlett-Packard), conhecida fabricante de computadores, impressoras e outros negócios na área de informática.

Esta divisão é denominada cisão. No caso da HP, a cisão irá resultar em duas empresas: uma, que irá atuar na área de computadores pessoais e impressoras; e outra, que irá negociar servidores, equipamentos de armazenamento, software e consultoria.

O usuário pode começar a imaginar como ficam as duas novas empresas. Uma estimativa do Wall Street Journal informava que as duas empresas terão o mesmo tamanho e uma receita anual de 50 bilhões de dólares. Mas como analisar melhor este efeito?

A contabilidade não possui uma resposta direta, mas algumas informações podem ajudar na análise. Através da análise por segmentos, que algumas empresas apresentam nas suas demonstrações contábeis, informações diversas podem ser obtidas. Voltemos ao caso da HP. A empresa divulgou, entre outras informações, o valor da receita por segmento:

Assim, em nove meses de 2014, a empresa teve uma receita no grupo de impressoras e sistemas pessoais de 43 bilhões de dólares. Já em software a receita foi somente de 2,8 bilhões. Muitas outras informações podem ser obtidas na empresa.

É bem verdade que algumas questões continuam. A principal delas diz respeito a divisão dos ativos e passivos da empresa, já que as demonstrações por segmento geralmente se concentra na demonstração de resultado.

Para finalizar, afirmamos no início deste texto que é raro as empresas fazerem cisão. Entretanto, o Wall Street Journal recentemente destacou que estas operações estão cada vez mais frequentes: existe pressão para PepsiCo separar os refrigerantes dos salgadinhos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário