Translate

05 setembro 2014

O genial italiano

No início dos anos setenta, o genial Bobby Fisher venceu vinte partidas seguidas, incluindo 12 com dois outros desafiantes (Taimanov e Larsen) ao campeão mundial de xadrez. Este desempenho tornou-se lendário, principalmente que Fisher enfrentou adversários fortes. Esta série foi interrompida pelo ex-campeão Petrossian.

Agora disputa-se nos Estados Unidos, em Saint Louis, um torneio de altíssimo nível, entre eles os três melhores jogadores atuais de xadrez: Carlsen, norueguês e atual campeão, Aronian, armênio e segundo do rating e Caruana, um italiano de 22 anos, um a menos que Carlsen. Participam também Topalov, bulgáro e sexto jogador mais forte do mundo, Nakamura, dos Estados Unidos e sétimo melhor jogador, e Vachier Lagrave, francês de 23 anos e nono no rating. O torneio é disputado em confronto direto, turno e returno. Já foram jogadas oito partidas e Caruana conseguiu a proeza de vencer a sete primeiras delas. Somente ontem o noruegues interrompeu a sequencia, empatando o jogo com o italiano. O feito permitiu que Caruana ganhasse 35 pontos no rating, tornando o segundo jogador mais forte do mundo, com 2836, o seu maior rating. Para se ter uma ideia do que isto significa, somente Carlsen e Kasparov tiveram ratings maiores. E hoje a diferença entre o primeiro e o segundo do mundo é de trinta pontos. Antes do torneio a diferença era de quase 70 pontos.

O torneio ainda não terminou. Faltam duas rodadas, mas Caruana já é o campeão, pois tem 7,5 pontos, enquanto Carlsen, que está em segundo, possui 4,5 pontos. Como no xadrez cada vitória vale um ponto, o norueguês não tem mais condições de ser o campeão.


O desempenho de Caruana pode ser considerado uma vingança. No início do ano, a Rússia promoveu do torneio de desafiantes ao título. Uma das vagas para este torneio era de livre escolha da organização e o torneio escolheu Krammik, em lugar de Caruana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário